Dr. Dilson Cesar M. Jacobucci

DREAMLAND

Terra dos Sonhos

DREAMLAND
(Terra dos Sonhos)

Esse meu amigo é um dos quais mais convivo, extremamente bem humorado e criativo me contou sobre sua cidade que, inspiradamente, chama de Dreamland.

Perguntei-lhe por que Dreamland ??? Ele me respondeu:

Não existe Neverland do MIchael Jackson ? Graceland do Elvis? Disneyland do Walt Disney? Então posso chamar minha cidade de DREAMLAND ou com seu significado: TERRA DOS SONHOS! Afinal todos sonham em viver em um lugar onde haja Paz, Amor Beleza, Saúde, Educação, Segurança, enfim FELICIDADE!

–” Quando me mudei para, lá há décadas, a cidade crescia sob a égide de tudo isso“!

— A cidade foi construída por uma mega empresa , de forma planejada, com muitos recursos e muito otimismo!

— A “empresa-mãe” se preocupou com fornecimento de água, tratamento de esgoto, galeria de águas pluviais, iluminação, saúde, escolas…

— O hospital durante décadas foi o melhor da região, não apenas em estrutura, mas principalmente por trazer para a cidade alguns dos melhores profissionais da época.

— A educação não tinha apenas excelentes professores, como foi nela implantada um campus de uma das melhores e maiores universidades do País!!!

— Nela há água abundante para quase todos os lados.

— O sol brilha quase que o ano inteiro, a ponto de alguns universitários que vieram de outras regiões dizerem que em DREAMLAND só há 2 estações por ano: Verão e Inferno!

Para DREAMLAND migraram pessoas de quase todo país com o fim de trabalharem ou estudarem e prosperarem!!!

Diz ele que, durante décadas, DREAMLAND teve sempre destaque entre as melhores cidades para se viver no País!!!

Lá, muitos artistas de renome já se apresentaram… Ney Mato Grosso, Fafá de Belém, Guilherme Arantes, Osvaldo Montenegro, Michel Teló, Wando, Maria Alcina, Moacyr Franco, Reginaldo Faria e tantos outros que fica até difícil de lembrar de todos!!!

Ele fala com tanta empolgação e alegria que chego a crer que realmente em Dreamland ele encontrou a tão sonhada FELICIDADE!!!

Por outro lado, noto em seu semblante um certo ar de nostalgia, de saudosismo e lhe pergunto:

E AGORA COMO ESTÁ SUA DREAMLAND???

Ele me responde:

– “Depois que a cidade foi entregue aos políticos nunca mais foi a mesma!!!

No inicio parecia que a cidade seria um modelo para todo o País, num primeiro ato até os vereadores, por unanimidade, reduziram seus salários ao piso do municipal (seriam mais do que 20 salários mínimos da época). Entretanto, 3 anos depois o impoluto e incorruptível Tribunal de Contas “mandou” pagar todos os atrasados…..

Em um primeiro mandato a cidade chegou a se transformar novamente em um verdadeiro canteiro de obras, lembrando os tempos da “empresa-mãe”. Porém, no mandato seguinte, chegou a conta e a cidade ficou quase estagnada tendo um dos maiores índices de desemprego de todos os tempos…

Surpreendentemente, voltou a ter um novo período de brilho, com várias obras, atividades culturais, paisagismo, as escolas chegaram a fornecer uniformes, mochilas e material escolar a todos os alunos, o desemprego caiu, a saúde melhorou com aberturas de novas unidades, o hospital ressuscitou, quase (não fosse a interferência política e a inexperiência do Juíz de justiça da época), foi construída uma usina de açúcar e álcool, novas moradias foram construídas e o principal …. O OTIMISMO VOLTOU A REINAR EM DREAMLAND !!!

Entretanto, gradativamente, a cidade foi perdendo esse otimismo e com ele muitas iniciativas e empregos…

Hoje em dia nota-se um certo desencanto que ainda não chega a ser uma decadência, contudo muito do entusiasmo acabou!!!

Embora DREAMLAND ainda tenha uma infraestrutura privilegiada há em quase todos os habitantes o receio de que ela se torne mais uma dentre tantas cidades do mundo que, em função dos políticos, não prosperaram.

Ou , o que seria muito pior se torne apenas um Feudo de uma dinastia que está nascendo!!!